5 ERROS que você não pode cometer ao ABRIR UMA EMPRESA!

 em Sem categoria

Abrir empresa não é uma tarefa fácil. Mas para aqueles empreendedores que ficam atentos e evitam cometer alguns erros habituais cometidos por vários empresários, o caminho para o sucesso pode ser mais curto.

Neste artigo, A Capelatto apresenta 5 erros que você não pode cometer ao iniciar o seu negócio. Livre-se desses erros!

1. Deixar de registrar a marca da sua empresa

A marca de uma companhia é fundamental para diferenciá-la dos concorrentes. Ela faz parte do patrimônio da empresa. É fundamental resguardar esse bem patrimonial para que a concorrência não absorva sua identidade e sua empresa não perca força no mercado.

A marca é o que diferencia (e possivelmente destaca) sua empresa das concorrentes, garantindo a propriedade do produto ou serviço. E é ela que será submetida a legislação federal de propriedade intelectual — Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

2. Não contar com uma assessoria para registrar a marca

O processo para registrar marcas é, de fato, burocrático. Há as consultas de viabilidade, taxas e documentos para conseguir viabilizar o direito sobre a sua propriedade intelectual. Realizar todos os passos sozinho é complexo e traz mais riscos para o gestor que não possui conhecimentos práticos no assunto.

Contar com uma assessoria especializada no registro de marca está ao alcance de todos: tanto no aspecto prático, como financeiro. Resguardar seu patrimônio intangível por meio de profissionais competentes trará muito mais segurança e tornará o processo mais simples para o empreendedor.

Evite dores de cabeça desnecessárias ao abrir empresa: conte com uma assessoria para registrar sua marca!

3. Não fazer um plano de negócio

O plano de negócio é de extrema importância para você conhecer melhor a sua empresa e traçar metas e estratégias no curto, médio e longo prazos. Não precisa ser um documento muito extenso e complicado, mas é fundamental que nele constem:

  • o conceito do negócio;
  • os diferenciais competitivos frente à concorrência;
  • as oportunidades a explorar;
  • quais locais têm maior ou menor número de possíveis clientes.

Apesar de ser de extrema importância o desenvolvimento de um plano de negócio no início do projeto, o empreendedor precisa ter em mente que ele funciona como um organismo vivo, que vai evoluindo de acordo com as novidades e necessidades do mercado.

4. Não entender a importância dos s[ocios

Muitos empresários erram ao escolher seus sócios, e isso pode determinar o fracasso do negócio. É fundamental que seu sócio tenha conhecimentos complementares e que vocês tenham um ótimo relacionamento, e isso deve ser levado em consideração desde o início do projeto: quando você decide abrir sua empresa.

Para se ter uma ideia, os maiores investidores em empresas costumam avaliar em primeiro lugar o time do projeto. A ideia, o plano de negócios e outros fatores são importantes. Mas o relacionamento da equipe é o fator de maior peso na hora do investidor decidir por aportar ou não o seu dinheiro.

Além de escolher bem os seus sócios, faça um contrato societário que resguarde e defina quais são os direitos e obrigações de cada um dos acionistas da sua empresa. Esse documento pode evitar problemas no futuro.

5. Não separar finanças pessoais do caixa da empresa

A sua conta pessoal nunca deve ser misturada com dinheiro da empresa. O capital da empresa deve circular exclusivamente com negócio e não pode ser retirado para pagar suas contas pessoais.

O outro lado da moeda também é válido: nunca pegue dinheiro da sua conta pessoal para quitar compromissos financeiros da empresa.

Mesmo que você tenha a impressão que esse dinheiro não vai fazer falta, ou que você poderá fazer a reposição futuramente, é fundamental entender que o descontrole pode comprometer a sua análise dos resultados operacionais e acabar por dificultar o entendimento de qual a margem de lucro da empresa, gerando incertezas na hora de precificar o seu produto ou serviço e até na definição de estratégias.

Gostou das nossas dicas para não errar ao abrir uma empresa? Se quiser impulsionar o sucesso do seu novo negócio, não negligencie nenhum desses passos e conte com A Capelatto para ampará-lo no processo. Boa sorte!

 

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário