Abrir uma franquia: é uma boa escolha para iniciar um negócio?

 em Sem categoria

O sistema de franquias tem crescido bastante no Brasil. Em 2019, o crescimento do setor foi de 6,9%. O resultado da pesquisa indica o sucesso desse sistema em rede, que se mostra uma boa alternativa para quem quer começar um negócio.

O crescimento do franchising (mercado de franquias) se deve a seus inúmeros benefícios. Dentre eles, está a possibilidade de o franqueador expandir sua marca sem investimentos substanciais. Já para os franqueados, o sistema potencializa as chances de sucesso e de retorno do investimento, por meio do uso do nome de uma marca já consolidada e do proveito do know-how (metodologia) já testado e aprovado pela franqueadora.

Quer conhecer mais sobre esse segmento e saber por que abrir uma franquia é uma boa escolha para iniciar um negócio? Continue a leitura!

Franchising: 5 razões para abrir uma franquia

O sistema de franquia acontece quando o franqueador “autoriza”, por meio de contrato, um franqueado a usar marcas e outros objetos de propriedade intelectual, “sempre” associado ao direito de “produção ou distribuição exclusiva ou não exclusiva” e também ao direito de uso de métodos e sistemas de implantação. Esse modelo de negócios traz inúmeras vantagens ao empreendedor. Listamos 5 delas:

  1. Credibilidade da marca

Optando por abrir um negócio franqueado, o empreendedor assegura que entrará no mercado com a credibilidade de uma marca já consolidada e respeitada pelo público. O franqueado poderá usufruir da popularidade e confiança da marca.

  1. Plano de negócios pronto

Muitas vezes, os empreendedores independentes não compreendem a importância de traçar um plano de negócios. Por falta de habilidade ou tempo, pode não ser possível prever fatos sociais, políticos e econômicos que influenciarão no sucesso do negócio. Ao abrir uma franquia, o empreendedor tem um plano de negócios traçado e o risco financeiro diminui.

  1. Parceria com o franqueador

O franqueador já possui bem definidas as suas redes próprias de distribuição e seus produtos já foram testados (e aprovados!) pelo mercado. Para que o sucesso se mantenha, o franqueador oferece todas as orientações e treinamentos necessários ao franqueado. Podemos aproveitar esse know-how é muito importante em um cenário cada vez mais competitivo.

  1. Retorno sobre investimento em tempo menor

O tempo de retorno na franquia pode ser bem menor, se comparado a outros modelos de negócios. Além do ROI em menor tempo, o empreendedor conta com o suporte do seu franqueador, fica mais fácil passar por certas etapas que poderiam dificultar a lucratividade.

  1. Garantia da fatia de mercado

O franqueador já testou o mercado e se estabeleceu nele, além de conhecer o perfil de seus clientes. O franqueado também será detentor dessas informações, ganhando vantagem competitiva sobre a concorrência.

Prosperidade: 3 dicas para ter sucesso ao abrir uma franquia

Abrir uma franquia tem muitas vantagens, como você pôde ver acima. Mas, para aumentar suas chances de acerto e planejar o sucesso futuro, alguns pontos merecem atenção.

  1. Escolha a franquia certa

O mercado de franquias brasileiro nasceu em 1987, e cresce exponencialmente desde então. Nosso país foi pioneiro na América Latina pela Lei de Franquias, que já completa 20 anos. Esse pioneirismo levou o Brasil a desenvolver uma das mais fortes e atuantes associações de franqueadores do mundo.

O setor é próspero, mas a possibilidade de prosperar é maior quando se escolhe uma empresa confiável. Para isso, é preciso analisar:

  •       se o tempo de contrato excede o período de retorno do investimento;
  •       as taxas a serem pagas para abrir a franquia;
  •       a metodologia oferecida pela empresa.
  1. Estude os processos de abertura

Com as perspectivas positivas do setor de franquias, é natural que ele chame a atenção. Mas, antes de começar, é necessário compreender o passo a passo na abertura de uma franquia.

Analise o segmento ideal para investir. Em seguida, atente-se ao contrato e estude as condições impostas — conte com uma assessoria jurídica neste processo!

Caso as condições sejam interessantes para você, volte a conversar com a franqueadora e tire todas as suas dúvidas: pergunte sobre treinamentos de funcionários, fornecimento de produtos, peças de marketing etc. Então, providencie a documentação e inicie a assinatura do contrato.

  1. Aperfeiçoamento é essencial

A vontade por evoluir é um traço positivo para um empreendedor. Ter o cuidado de treinar seus colaboradores para melhorar a experiência de compras dos seus clientes, por exemplo, é uma atitude empreendedora que refletirá diretamente no seu faturamento e na satisfação da sua clientela.

Por isso, atente-se às oportunidades de aperfeiçoamento e agarre-as! Mantendo sua empresa em alto patamar, você com certeza impulsiona suas chances de ter sucesso.

Gostou de saber mais sobre como abrir uma franquia e começar seu negócio? Conte com A Capelatto para ter assessoria jurídica no processo e entender o passo a passo da abertura de uma franquia. Boa sorte no seu investimento!

 

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário