Como criar uma marca forte desde o início? – Parte 2

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Você está interessado em construir uma marca forte para seu produto e empresa e quer cuidar disso desde os primeiros passos do seu negócio?

Então você está no lugar certo. A gente reuniu dicas de especialistas de branding com a nossa expertise em proteção de propriedade intelectual. Criamos uma série de dicas essenciais para você e o seu negócio se destacarem no mercado ultra competitivo e digital em que vivemos. Confira!

1.   O que preciso para usar minha marca adequadamente?

Não é apenas criar uma marca, mas saber como aplicá-la, onde e como utilizá-la. É muito comum empresas de menor porte e empreendedores menos experientes não possuírem acesso a estas aplicações. Isto porque alguns designers entregam a arte da marca em poucas opções de uso e aplicação. Atenção: se você quer ter uma marca forte, isto não basta para você!

O que você precisa é de um serviço completo, contendo manual e kit de marca. Este material traz informações sobre todos os elementos que compõem a identidade visual. São eles: fontes, cores, símbolos, formas, uso de grafismos. Trazem exemplos de aplicações mais usuais ou solicitadas pelo cliente. E podem incluir também orientações sobre a linguagem textual – verbal e não verbal – e o estilo das imagens que serão usados junto à marca para compor a imagem da marca.

Ao criar esse manual os designers têm a intenção de oferecer a outros profissionais e prestadores de serviço orientações claras sobre a aplicação da marca. Confira se seu designer prevê a entrega deste manual. É um item que demonstra a seriedade e a responsabilidade do profissional em resolver as necessidades do cliente.

Nós recomendamos que você peça sempre este material completo. Afinal, com o manual em mãos, você e sua equipe ficam independentes. Não será preciso recorrer ao seu designer a cada dúvida ou a cada nova peça.

2. Por que devo registrar um domínio?

Se sua marca já é forte e você quer expandir sua atuação e criar autoridade, passou da hora de fortalecer sua marca também no meio digital. O primeiro passo é registrar um domínio na internet. 

Você precisará desse domínio para criar um site e e-mails oficiais da sua empresa. Para ficar mais claro, domínio é aquela expressão logo após o símbolo @ no email. Ou logo após o www no endereço do site. 

Caso você não registre um domínio com o nome de sua marca em tempo, outra empresa pode registrar. Caso isso aconteça, você terá que se adaptar e criar outro nome para uso nos meios digitais. Ou seja, toda a estratégia de negócios, de marketing e de vendas pode ser gravemente prejudicada por essa perda de exclusividade. 

Então recomenda-se procurar o registro.br e fazer seu registro. Você paga uma taxa para garantir o registro por um ano ou mais. E, antes deste prazo vencer, você será notificado para renovar seu domínio.

3.  Como outras pessoas podem ajudar a criar uma marca forte?

Pense em um funcionário que utiliza a identidade visual (conjunto composto por marca, cores, tipo de fonte, grafismos e demais elementos de marca) da empresa no crachá, boné e uniforme. Agora imagine atletas em geral, que usam muitos logotipos estampados em suas vestimentas. É normal que nossa mente conecte esses profissionais a essas marcas, certo?

Ao assinar um contrato de trabalho ou de patrocínio com uma empresa, o profissional passa a representá-la. A partir de então, tanto o funcionário como o atleta começam a desempenhar o papel de embaixadores da marca. E mesmo nos momentos em que não estão portando ou vestindo nenhuma peça que carregue a marca, eles continuam na função de embaixadores. 

Isso porque o público espera que haja coerência entre os valores da marca, sua cultura organizacional e os comportamentos dos embaixadores. Por isso, a escolha dos embaixadores de marca é uma tarefa muito importante.

O ideal é que essas pessoas sejam escolhidas a partir do fit cultural. Quer dizer, os embaixadores devem, de fato, ter valores, crenças e atitudes que seja coerentes com os valores, crenças e atitudes da marca.

Grandes marcas pelo mundo compreendem, dia a dia, que o valor de uma marca se mede, de forma geral, pelas relações que estas marcas conseguem estabelecer com seus públicos.

Como exemplo, temos marcas que conseguem ser tão relevantes para seus funcionários, que mesmo após serem demitidos, estes profissionais continuam fãs da marca. Elas a mencionam espontaneamente em rodas de conversas e em seus perfis nas mídias sociais.

Estas pessoas sentem orgulho de terem feito parte daquela empresa e, ainda que não façam mais parte,  reconhecem o valor que aquela marca possui: o impacto que gera no mercado e na sociedade. Por isto, continuam defendendo-a, independentemente de sua situação pessoal.

Portanto, tenha uma estratégia clara de marca e envolva todos que a utilizam na importante missão de cuidar da marca. Você já se perguntou se seus funcionários estão conscientes do poder que têm ao usar o uniforme, o carro ou qualquer outro material com a logo da empresa? 

4.   Onde devo colocar minha marca para que ela seja forte?

É muito comum que uma empresa seja convidada a se associar a causas, movimentos e campanhas. Pode ser uma oferta de patrocínio, apoio, anúncio ou exposição em feira. À primeira vista, esses convites serão tentadores, mas sempre é importante analisar se aquele ambiente, ou situação oferece uma oportunidade real de posicionar sua marca onde ela deveria estar. 

Por exemplo, se seu objetivo é falar com homens solteiros abaixo dos 30 anos, participar de um evento voltado para o público de mães entre 30 e 50 anos pode não ser proveitoso, não é mesmo? Exceto se as mulheres sejam influenciadoras dos jovens solteiros na tomada de decisão de comprar seu produto.

Ou ainda, se o seu negócio tem como valor a proteção ao meio ambiente, você deve se preocupar com o impacto que seu negócio gera no mundo. Participar de um evento que gera grande quantidade de lixo, pode levar seus clientes a questionarem sua coerência.

Gostou das dicas? Acompanhe aqui no blog a série de posts sobre este assunto! E para ter acesso completo ao nosso conteúdo sobre marcas, baixe o e-book “Como valorizar minha marca?“.

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