Como vencer a crise? Preparamos 5 dicas para a sua empresa!
A gestão de um negócio sempre é um grande desafio. Além das múltiplas tarefas que cabem à gestão, há ainda o receio de que a crise econômica impeça o crescimento do negócio. Mas não se desespere! Existem meios para enfrentar esse momento com maior tranquilidade e garantir que sua empresa se estabeleça no mercado. Confira:
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Conheça a sua proposta de valor
O sucesso na venda de um produto ou serviço está diretamente ligado à capacidade que a marca tem demonstrar que esse produto ou serviço supre uma necessidade do cliente.
Em períodos de crise, é natural que as pessoas reduzam o consumo e foquem naquilo que é essencial, eliminando gastos supérfluos. Por isso, o foco estratégico da empresa deve ser mostrar ao cliente que o seu serviço é importante (ou indispensável), para que, assim, ele continue a comprá-lo.
A melhor forma de fazer com que as pessoas confiem no que você oferta é conhecer sua proposta de valor, sabendo apresentar para o cliente as qualidades e o diferencial que ele representa para seu nicho de atuação.
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Controle os gastos
Apostar em um financiamento emergencial pode submeter sua empresa a uma dívida por conta das altas taxas de juros. Para evitar ficar no vermelho, procure planejar os seus gastos e manter um fundo de reserva.
É função da gestão mapear quais são os gastos que a empresa terá e focar o trabalho para cobri-los. Além disso, conte no seu orçamento com eventos imprevistos, reservando um pequeno valor para aqueles gastos mais simples.
Uma forma de facilitar o planejamento e o controle dos gastos é utilizar uma planilha, cuja alimentação seja simples e fácil. Dessa forma, o planejamento financeiro vai se tornando mais habitual.
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Reduza custos
Se apenas planejar os seus gastos e mantê-los controlados não está garantindo o melhor desempenho da empresa, procure revisar e reduzir os custos desnecessários.
A solução para a redução dos custos pode estar camuflada em hábitos muito simples dentro da empresa, como o consumo de energia elétrica, material de escritório e descartáveis, por exemplo.
No entanto, existem outros pontos a serem repensados. Um deles é o uso elevado de estoques de produtos com baixa rotatividade. Isso representa a perda de um recurso que poderia ser investido. Por isso é importante também que haja um planejamento de compras alinhado com a realidade das vendas da loja.
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Invista em publicidade
Henry Ford, o maior nome da indústria de automóveis, disse certa vez: “Se eu tivesse um único dólar, investiria em propaganda”.
Diferente do que muitos podem imaginar, a publicidade não representa apenas um gasto, mas um investimento, capaz de angariar novos clientes e fidelizar os atuais.
Para que a estratégia tenha sucesso, é preciso conhecer o nicho de mercado no qual você atua, quais são os seus clientes e onde eles estão. A publicidade mais eficaz é aquela que consegue alcançar o seu cliente onde ele se encontra e com o conteúdo que ele deseja consumir.
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Fortaleça sua marca
Para tornar sua marca mais forte, é indispensável que você esteja disposto a se comunicar com seu público-alvo. Por isso, planeje como utilizar a comunicação a seu favor.
É preciso mexer com as emoções de quem está consumindo, e isso só é possível entregando experiências inesquecíveis de consumo, além de seus produtos e serviços. Explore melhor o atendimento aos seus clientes e invista nas sensações que o cliente terá ao entrar em contato com o seu negócio.
Para vencer a crise, não há uma única fórmula. Mas A Capelatto aconselha: não tenha medo de experimentar o novo, não tema mudanças, qualifique ao máximo o seu atendimento e, por fim, mude o foco. Lembre-se: a crise pode ser o problema ou a solução para o fortalecimento da sua empresa, depende de como você reagirá a ela. Boa sorte!