Dicas para criar uma marca forte desde o início – parte 1

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Você quer ter uma marca forte no mercado? Quer se diferenciar e criar uma relação de confiança com clientes e funcionários?

Então você precisa cuidar da sua marca desde o início, quer dizer, criar uma marca forte desde a escolha do nome. Na A Capelatto, acreditamos que a marca de um produto ou serviço é um importante ativo desta organização. Mas diferente de um bem comum, a marca é um ativo intangível, que precisa de proteção e de gestão.

Como você já deve ter percebido, para construir uma marca forte, o proprietário da marca precisa investir tempo e energia em conhecimento sobre o tema “marcas”. E claro, investir também algum dinheiro nesse que é seu maior ativo.

Para trazer as orientações mais atuais para você, reunimos nossa própria experiência protegendo marcas há 7 anos, com expertise na área há mais de 23 anos, aliado com as recomendações de especialistas em branding. O resultado é essa série de artigos com dicas estratégicas de como criar e gerir sua marca no cenário atual. Aproveite!

  1. Qual o nome ideal para a minha marca?

Antes de lançar seu negócio ou produto no mercado, você vai precisar escolher um nome para ele. O nome de uma marca é fator decisivo de sucesso. Isto porque todo o esforço de gestão da marca, marketing e vendas será feito a partir deste nome.

Durante o processo de criação do nome, especialistas em naming recomendam:

– coletar o máximo possível de informações sobre o mercado onde sua empresa vai atuar.

– conhecer concorrentes e seus nomes.

– buscar nomes que possam ser lido facilmente em outras línguas. Ao serem traduzidos, estes nomes não podem gerar interpretações ambíguas de sentido.

– buscar inspiração fora do país também é válido.

– mas se a empresa tem interesse em atuar internacionalmente, a escolha de nomes se complica um pouco, pois será preciso registrá-la também internacionalmente.

  1.  Como garantir minha exclusividade?

Além deste processo criativo de criação do nome que pode ser feito por especialistas em branding, há outras questões práticas a serem cuidadas. Afinal, de que adianta você definir o nome ideal para o seu negócio e depois descobrir que uma empresa concorrente já tem os direitos de utilizá-lo?

Por isto, é fundamental realizar pesquisas em órgãos de registro como a Junta Comercial e o INPI para verificar se existem outras marcas com o mesmo nome, atuando no mesmo setor que sua empresa. Se forem em setores de atuação diferentes, o INPI permite o registro. Mas o INPI não permite a coexistência de duas empresas, com a mesma marca, no mesmo setor. 

O órgão demora aproximadamente oito meses para responder ao pedido de registro de uma marca em nível nacional. Este pedido e sua manutenção exigem o pagamento de algumas taxas. O acompanhamento constante junto ao INPI exige paciência, dedicação de tempo e conhecimentos técnicos.

Por isso, é recomendável contratar uma consultoria especializada nessa fase para ficar livre da preocupação, otimizar seus investimentos e eliminar erros por falta de conhecimento e de planejamento adequado da estratégia de gestão de sua marca.

3.   Como não perder dinheiro?

Marca é investimento. Ao registrar a sua marca você protege todos os investimentos realizados em marketing, anúncios, sinalização, relações públicas, vestuário e outros materiais de uso cotidiano que criou para a empresa, desde seu início.

Contabilize todo o valor gasto desde a criação de nome, marca, identidade visual e aplicação da mesma em todos os pontos de contato da marca: placa, uniforme, adesivação de carros, publicidade e propaganda, sinalização interna de fábrica, websites e mídias sociais.

Agora imagine isso para uma empresa com 5 anos de funcionamento e atuação em todo o Brasil. Ficou difícil de imaginar? Então a A Capelatto traz uma informação real: caso sua empresa precise disputar com outras empresas os direitos sobre uma marca após anos sem proteção, vai ter que despender de valores 3 a 10 vezes maiores do que se tivesse realizado o registro desde o início do negócio. 

A formalização junto à Junta Comercial garante apenas a exclusividade da Razão Social no seu Estado. Já o registro no INPI, garante a exclusividade do Nome Fantasia, quer dizer, do nome da marca, em todo o Brasil. Ambos os registros são necessários: na Junta Comercial e no INPI. Se você desejar e puder investir, também pode proteger sua marca internacionalmente no INPI e proteger o nome empresarial em todas as juntas comerciais do Brasil.

Nessa fase você vai precisar da assessoria de um profissional de branding ou um designer gráfico. Lembre-se, esse trabalho é crucial para o sucesso de sua marca. As grandes marcas não consideram essa criação como um mero desenho, mas como um símbolo que é criado para se fixar na mente e nos corações das pessoas.

4. Como criar uma marca de grande impacto?

Há tantos profissionais e empresas no mercado oferecendo serviços de criação de marca, não é mesmo? Como você pode saber se está fazendo uma contratação adequada? Alguns aspectos que precisam ser considerados antes da contratação de um prestador de serviços de design ou branding. Por exemplo:

  • Pesquise no mercado, veja portfólios e busque por indicações. Não contrate aventureiros para criar a imagem da sua empresa no mercado. 
  • Tente comprovar a experiência desse prestador de serviços em trabalhos semelhantes. Há diversos perfis de empresas e diversos perfis de designers. Busque um prestador de serviços que tenha criado a marca de empresas do mesmo porte do seu, ou que tenha afinidade com o seu setor.

Com o portfólio do profissional/agência em mãos, avalie:

  • A capacidade de criar marcas originais, diferentes das que existem no mercado. Afinal, você está investindo para ter uma marca que possa ser distinta das outras. Você não quer uma marca “copia e cola” de um concorrente.
  • A habilidade em traduzir na marca os principais diferenciais do negócio. Neste ponto, seu desafio é avaliar este prestador de serviços em uma competência mais abstrata e complexa. Analise os trabalhos anteriores e se pergunte se este designer, ao criar marcas e demais materiais, conseguiu traduzir em seu trabalho os principais atributos (características, valores) destas marcas.

Gostou das dicas? Acompanhe aqui no blog a série de posts sobre este assunto! E para ter acesso completo ao nosso conteúdo sobre marcas, baixe o e-book “Como valorizar minha marca?”

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