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Indicação geográfica valoriza vinho gaúcho

Publicado em: 21/08/2017

 

Indicação geográfica valoriza vinho gaúcho

 

 

Atualmente, há no Rio Grande do Sul oito regiões com o selo de indicação geográfica e boa parte

delas tem a participação de um agrônomo da Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves, em sua

formulação.

 

Vinho, de Bento Gonçalves, em sua formulação. Formado pela Universidade Federal do Rio Grande

do Sul (Ufrgs), o caxiense Jorge Tonietto começou a trabalhar na instituição de pesquisa em 1980,

época em que nem se falava nesse tipo de indicação a produtos por aqui.

Jorge Tonietto desenvolve pesquisas na Embrapa Uva e Vinho
VIVIANE ZANELLA/EMBRAPA UVA E VINHO
Créditos: DIVULGAÇÃO/JC – Jornal do Comércio

 

 

Por anos, o desafio colocado foi o de avaliar o potencial e estimular a produção de vinhos em regiões

promissoras, como Sudeste e Campanha. “Ficou evidente que as novas regiões eram interessantes,

tinham potencial, mas que os vinhos tinham qualidades diferenciadas”, conta ele.

 

Os estudos comprovaram que era por conta do chamado “efeito terroir”, conjunto de características

de solo e clima, entre outros aspectos de determinaa região, que se expressa no sabor e aroma de

produtos agrícolas como o vinho.

 

Indicação geográfica valoriza vinho gaúcho

 

A Europa, por outro lado, já tinha experiência de décadas no trabalho de valorização das regiões

produtivas e cultura local diante do consumidor por meio dos registros, o que acabou fascinando

Tonietto quando ele desembarcou em Montpellier, na França, para iniciar doutorado na Escola

Nacional Superior de Agronomia (Ensa), hoje SupAgro, em 1995. De volta ao Brasil, animou-se

com o interesse da recém-criada Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos

(Aprovale), que seria a primeira entidade a encaminhar o pedido de certificação ao Inpi, em 2000.

 

Depois da experiência pioneira outras surgiram, igualmente apoiadas no trabalho do pesquisador

e da equipe da Embrapa Uva e Vinho. Foi o caso dos pedidos das associações de produtores de

Pinto Bandeira (Asprovinho), em 2008; dos Altos Montes (Apromontes), em 2012; de Monte Belo

do Sul (Aprobelo), em 2012; de Farroupilha (Afavin), em 2014; além dos Vales de Uva Goethe

(Progoethe), de Santa Catarina, em 2010.

 

Tonietto conta que a entidade, em parceria com os produtores e outras instituições de fomento,

fazia o diagnóstico da região, formulava o projeto e orientava inclusive a busca de financiamento

ao projeto. “O vinho foi pioneiro e serviu de exemplo para outros produtos”, diz ele. O movimento

foi fortemente influenciado pela abertura do mercado brasileiro ao produto estrangeiro, notadamente

a partir da década de 1990, quando houve redução das alíquotas de importação para vinho.

 

 

 

Fonte: Portal Intelectual / Jornal do Comércio

 

 

 

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Comentários

Salvatore

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