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Italianos derrotam a Apple ao registrar primeiro a marca Steve Jobs

Publicado em: 12/01/2018

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Italianos derrotam a Apple ao registrar primeiro a marca Steve Jobs

Giacomo e Vincenzo Barbato - Steve Jobs

Giacomo e Vincenzo Barbato, registraram marca com o nome do fundador
da Apple e derrotaram gigante da tecnologia na justiça italiana

 

“Não somos nem ladrões, nem ‘imitões’. Como dizia Steve Jobs, parafraseando Picasso, 

‘Bons artistas copiam, grandes artistas roubam’.”

 

Giacomo e Vincenzo Barbato não têm dúvidas: a marca Steve Jobs pertence a eles, não à Apple, empresa

de tecnologia criada pelo empreendedor americano, nem aos herdeiros dele. A European Union Intellectual

Property  Office (EUIPO), o Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia, concorda com os irmãos

napolitanos, tanto que lhes deu razão no processo judicial que enfrentaram e ganharam contra os gigantes

da Califórnia.

 

Tudo começou em julho de 2012, quando os dois empreendedores decidiram registrar a marca com o nome

do célebre pioneiro. “Queríamos criar algo inovador que fosse uma homenagem a um gênio do nosso tempo.

Jobs é o Leonardo Da Vinci da modernidade. Fizemos várias pesquisas de mercado e percebemos que a Apple

não havia registrado até então o nome do seu fundador.”

 

“Nós o fizemos e, pouco tempo depois, recebemos quatro pastas recheadas de documentos e uma carta na

qual se falava de US$ 1 bilhão de indenização por danos”, relembram os irmãos em entrevista à BBC Brasil.

 

Um bilhão de dólares de danos poderia não representar nada comparado às possibilidades futuras.

Basta imaginar a comercialização de um smartphone da marca “Steve Jobs” utilizando o sistema

Android, ao invés de iOS, para perceber quanto poderia custar para a Apple esta batalha perdida

em termos de imagem.

 

Giacomo e Vincenzo Barbato - Marca Steve Jobs

 

Batalha pelo logotipo

 

Não é uma hipótese absurda, tendo em vista que os empreendedores italianos já anunciaram que a partir

de janeiro de 2018 lançarão produtos eletrônicos com a sua marca. Por outro lado, a causa judicial foi

ganha e eles tem todo o direito de fazê-lo. “A oposição é rejeitada na íntegra”, lê-se no processo concluído

em 28 de fevereiro de 2014.

 

“Nos documentos que chegaram, a Apple ressaltou toda a ligação profissional existente entre a empresa

e Steve Jobs. Estranhamente, a Apple não nos condenou pelo nome, mas sim pelo logotipo da nossa

empresa”, dizem os irmãos.

 

“Eles contestaram duas coisas: o ‘J’, que parecia ser mordido exatamente como a maçã deles, e a elipse no ‘J’,

que, segundo eles lembra uma folha. Nós, no entanto, criamos nosso logo estudando meticulosamente as

normas vigentes. Uma letra não pode ser mordida, não é um fruto. Seríamos malucos se tivéssemos decidido

entrar em conflito com a Apple. Foram eles que nos atacaram.”

 

“Agora, porém, criaremos uma linha de produtos eletrônicos de luxo com a marca Steve Jobs, respeitando sua

filosofia e também a sua pessoa. Eles deveriam ter pensado nisso antes de nós. Hoje, existe apenas a Apple de

Tim Cook, diferente daquela de Steve Jobs”, completa Barbato.

 

Marca

 

Depois de perder a causa em primeira instância na Europa, a Apple decidiu não ir adiante. Assim, os dois irmãos de Arzano, um município de 30 mil habitantes na província de Nápoles, começaram a ampliar as certificações de sua marca em todo o mundo, com atenção especial para países como a Rússia e a China. E essa é uma das razões pelas quais a noticia demorou a se difundir.

 

“Foi um processo muito caro, mas estamos convencidos de que em breve chegaremos a um breakeven (ponto de equilíbrio entre custos e ganhos). Fomos contatados por vários concorrentes da Apple para criar linhas específicas. Não sabemos se os concorrentes querem fazer isso por puro despeito, mas o mercado funciona assim. As estratégias são agressivas”, afirmam.

 

A Apple Itália e a Apple dos Estados Unidos não responderam ao pedido de informações da BBC Brasil até o fechamento desta reportagem.

 

Roupas ‘Steve Jobs’

 

Vincenzo Barbato era designer de moda em Milão, enquanto Giacomo trabalhava com manufatura de artigos

de ouro na empresa da família. A empresa Steve Jobs terá sede em Nápoles. Os primeiros produtos que foram

criados são principalmente roupas e acessórios: calças, camisetas, chapéus. “A moda, no entanto, corresponderá

a apenas 2% do nosso faturamento”, explicam.

 

O investimento foi bancado inteiramente pelos irmãos, que, antes de ter certeza do registro da marca,

planejaram seus passos com cautela. O logotipo foi projetado por Vincenzo, enquanto as pesquisas de

mercado foram conduzidas com discrição.

 

“Nós não vamos vender nossa ideia a ninguém. Também não acreditamos que no futuro haverá um

compartilhamento de nossos projetos com a Apple. No entanto, estamos abertos a colaborações

com outros inovadores, enquanto isso nos dedicaremos à produção de dispositivos de áudio e vídeo”,

informam.

 

Marca

 

A Justiça, reconhecendo que os dois logos “coincidem apenas em aspectos irrelevantes”, deu razão aos italianos.

Mas e a família de Steve Jobs, como recebeu a notícia? “Nós acreditamos que a família esteja ciente do registro,

assim como a Apple. Não retiraríamos a marca, nem mesmo se os herdeiros nos pedissem. Se tivéssemos um

pai como Jobs, teríamos certificado o nome dele antes mesmo de sua morte. Podemos garantir, no entanto,

que nunca venderemos produtos de baixa qualidade e que ofendam a memória de Jobs. Somos amantes da

tecnologia e da sua história”

 

Jobs morreu em 5 de outubro de 2011, aos 56 anos, em decorrência de um tumor. Independentemente

do julgamento dos órgãos europeus, é legítimo se perguntar a quem realmente pertence a herança moral

(e eventualmente econômica) de um personagem famoso.

 

É correto que um filho veja produtos vendidos com o nome de seu pai sem nunca ter autorizado nada?

Para o mercado sim, é lícito. Porque a regra é simples: ganha quem registra a marca pela primeira vez.

 

 

Fonte: G1

 

 

Italianos derrotam a Apple ao registrar primeiro a marca Steve Jobs

 

 

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Comentários

Salvatore

Legal. Informações muito úteis! Achei um blog que ajuda a entender mais sobre o assunto!! Vale a pena conferir. http://blog.dortaedorta.com.br/saiba-se-voce-precisa-mudar-o-registro-de-marca-caso-tenha-alterado-o-logotipo-da-sua-empresa/


admin

Agradecemos por nos acompanhar!


Paula Soares

Ótimo conteúdo


Sonia Silva

Simplesmente AMEI o conteudo desse site! Estão de parabéns, já até deixei na aba de favoritos aqui D


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Quanta informação nesse site. Parabéns pelo conteúdo. Sucesso


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Ronaldo

Bacana.


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Agradecemos pela interação. Estamos a disposição.


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Ola excelente informacoes, tenho uma holding de empresas e preciso registrar a marca, irei entrar em contato.


Patricia Alves

Gostei muito do artigo!


janete

muito bom o seu arigo


Edgar

Interessante.