Lançar primeiro, registrar depois. Por que não fazer assim?
A decisão por proteger um ativo industrial é, de forma geral, um movimento de busca por seguranças jurídicas, por proteção contra a concorrência e de diferenciação no mercado.
Por isso, muitas empresas optam por lançar seu produto no mercado tão logo ele esteja minimamente funcional.
A ideia que orienta essa decisão é a de primeiramente testar o produto no mercado, verificar se ele “pega”. Assim, apenas em caso positivo, valeria a pena fazer o pedido de registro de patente. Esta ideia parece lógica em um mercado super veloz e traz para o empresário a ilusão de estar obtendo uma vantagem competitiva, uma vez que está “saindo na frente” ao lançar o tal produto rapidamente no mercado.
Nós da A Capelatto não recomendamos lançar para depois registrar. Saiba por quê!
Por que é melhor registrar patente antes de lançar a inovação?
A patente é um título de exclusividade concedido pelo governo, por meio do INPI. O proprietário do registro de patente possui amplos direitos sobre o objeto da patente, o que cria uma vantagem de mercado muito grande.
Para registrar a patente é necessário submeter o pedido à análise do INPI. O órgão possui metodologias e critérios próprios. E dois conceitos guiam toda a análise.
Novidade:
Produtos e tecnologias que apresentem algo novo e que não sejam de conhecimento do público.
Estado da Técnica:
Produtos e tecnologias já conhecidos e comercializados amplamente, sem inovação significativa.
Então, para que o INPI conceda o depósito de patente, é necessário que o produto não esteja no mercado pelo período de 12 meses. No caso de desenho industrial, o prazo é de 6 meses.
Ao lançar o produto no mercado sem a devida proteção jurídica, sua empresa corre o risco de ser plagiada por um concorrente e perder o diferencial competitivo, sem qualquer possibilidade de recurso junto aos órgãos competentes.
Viu só por que é importante registrar suas invenções antes de lançá-las ao mercado? Caso tenha dúvidas sobre o assunto, contate A Capelatto. Nossa equipe especializada no registro de marcas e patentes poderá ajudar com soluções personalizadas.