Marcas valiosas: por que é importante cuidar da minha marca?

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A marca é um exemplo de ativo intangível, quer dizer, ela é como um bem. A marca é um item valioso para a empresa, mas, diferente de um objeto, ela não pode ser tocada. Pelo fato de ninguém poder “pegar na marca”, podem surgir dúvidas sobre o seu valor. Afinal, como cuidar da minha marca e valorizá-la diante do mercado? Este post ensina a você como criar uma marca valiosa.

O que é uma marca valiosa?

Vivemos em um contexto no qual a imagem é muito valorizada e no qual as mídias têm muito poder. A marca é uma dessas criações imagéticas que se fixam em nossa memória. Mesmo assim, salvo os especialistas — sejam eles acadêmicos ou profissionais que atuam no mercado de branding —, muitas pessoas ainda não consideram valorizam o suficiente a marca.

Vamos fazer um exercício? Quantas pessoas e empresas você conhece que criaram suas marcas de forma improvisada, sem estudos, utilizando imagens prontas da internet? Talvez a identidade visual dessas empresas tenha sido criada em softwares que não são próprios, ou com a ajuda do tal “sobrinho que sabe mexer no computador”.

Criar uma marca no improviso é comum. O contexto econômico brasileiro, o qual torna abrir uma empresa um processo demorado e oneroso para o empreendedor, muitas vezes deixa o empreendedor sem opção quando chega a hora de investir na identidade visual do negócio.

Apesar da tentação em dar o famoso “jeitinho” na hora de criar sua marca, A Capelatto não orienta que você desvalorize esse processo. Uma marca valiosa é coisa séria e deve ser tratada com responsabilidade. Afinal, ela traduz seu negócio para o cliente. Passada a fase inicial de abertura da empresa, o empreendedor precisa desenvolver sua visão de longo prazo e investir na marca, que é um de seus maiores bens.

Você é dono do negócio ou é responsável pelas áreas de Comunicação, MKT e Vendas? Deseja que a empresa seja vista como autoridade em seu mercado? Quer que o negócio alcance prosperidade baseado em credibilidade, confiança e reconhecimento? Então é fundamental levar a marca para o patamar mais profissional possível. Pense: qual percepção sobre o negócio você quer passar ao seu cliente?

Afinal, o que é uma marca?

Para Philip Kotler, autor do livro que é considerado a bíblia do Marketing, Administração de Marketing: Análise, Planejamento e Controle, a marca é a insígnia da empresa. Ele afirma: “a marca é um nome, termo, sinal, símbolo ou design ou uma combinação deles, com o intuito de identificar produtos e serviços de um vendedor e para os diferenciar dos concorrentes”.

É comum se referir à marca apenas como o símbolo gráfico que traz o nome do negócio, aquele que é usado nas peças impressas e digitais. Sim, a marca é expressa por esse símbolo, mas seu significado vai muito além disso.

A marca é a síntese subjetiva do que a empresa oferece ao mercado. Ou seja, seus diferenciais, como ela quer ser vista, a cultura e os valores que a orientam estão traduzidos ali. A marca carrega os principais atributos de valor daquela organização. Isso quer dizer que as características que diferenciam uma empresa da outra e pelas quais a organização quer ser reconhecida no mercado estão presentes na marca.

Quais são os atributos de uma marca valiosa?

Acolhimento, familiaridade, tratamento pessoal: é possível transmitir qualquer tipo de sentimento por meio de sua marca. Não só afetividades, é possível transmitir robustez, força, sobriedade ou elegância. Do que depende essa mensagem? Depende apenas do que a empresa quer transparecer. Ou seja: o que um marca entrega ao cliente depende de seu propósito, das razões pelas quais ela existe e onde ela quer chegar.

Registro da marca

Perceba que as marcas de empresas com longevidade e sucesso não foram criadas de forma aleatória. As escolhas de nomes, fontes, cores, símbolos e posição dos elementos foram feitas de forma estratégica. A marca forte é a insígnia que realmente consegue sintetizar o que a empresa quer transmitir.

Além disso, foram criadas por profissionais experientes, com habilidade para traduzir de forma artística esses conceitos um tanto abstratos e, com isso, estabelecer uma conexão com os públicos com os quais a marca deseja se relacionar.

Um trabalho tão delicado deve ser valorizado. Por isso, é essencial registrar a marca, tornando-a única no mercado. Lembre-se de que o cliente reconhecerá a simbologia particular da sua empresa e ela deve ser memorável. Afinal, não basta que a marca mostre que é valiosa: é o cliente quem deposita valor sobre a marca quando reconhece seus diferenciais competitivos. Crie uma identidade memorável em que o cliente enxergará valor.

Propósito da empresa

O valor não depende apenas de uma insígnia. A marca valiosa é aquela que conhece seus princípios e possui um propósito no mercado. Diante de um cenário competitivo para todos os setores, a empresa que se destaca é aquela que cria um laço afetivo com seus potenciais clientes.

Hoje, diante da possibilidade de pesquisar marcas e comparar preços com poucos cliques, o cliente procura ainda mais por diferencial competitivo. Para conquistar seus consumidores fiéis, é preciso deixar claro qual o propósito da sua empresa. O que você imagina alcançar em 5 anos? E daqui a 10 anos? Essas ideias devem estar incorporadas no posicionamento da sua marca.

Fazendo emergir a cultura organizacional da sua companhia, você consegue criar conexão com seus leads. Deixe explícitos seus valores, objetivos, suas metas e posicionamento. Essas informações devem estar em seus materiais gráficos, na imagética da marca e, inclusive, na prática diária de atendimento ao consumidor.

Alinhamento das ações práticas

Além de um posicionamento forte e de comunicação efetiva com o lead, um ponto relevante para criar uma marca valiosa são as ações postas em prática pela sua empresa. Se elas não representarem os valores comunicados ao mercado, o cliente perceberá a falta de alinhamento e os esforços para construir o valor da marca serão desperdiçados.

Por isso, é essencial que a empresa coloque em prática,diariamente, aquilo o que prega e não prometa mais do que pode entregar. A melhor maneira de mostrar credibilidade é fazer ao cliente promessas que podem ser cumpridas.

Prometa apenas o suficiente para despertar o interesse do consumidor e surpreendê-lo positivamente, agregando valor às suas vendas. É melhor do que gerar uma expectativa alta e entregar para o cliente uma experiência frustrante. Esse tipo de erro pode comprometer as atividades, já que o cliente também deposita valor sobre a marca.

Criar e manter uma marca valiosa depende de uma série de fatores. É preciso se preocupar em formalizar o registro, alinhar as práticas internas e ainda investigar seus diferenciais. Você já conhece o propósito da sua marca? Tem alguma dúvida sobre as marcas de valor? Conte para A Capelatto nos comentários!

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