(41) 3149-8444 | 9 8754-6006

Não se deixe enganar pelos rankings de qualidade de marcas

Publicado em: 05/07/2017

Não se deixe enganar pelos rankings de qualidade de marcas

 

Você deixa de comprar determinada marca de alimento depois de ver uma reportagem feita sobre

uma pesquisa para avaliar padrões de higiene na linha de produção.

 

Entre uma série de marcas testadas, a que você costumava comprar ficou em último lugar. Isso foi

suficiente para abalar a sua confiança, assim como provavelmente aconteceu com

centenas de outros consumidores.

 

Estamos falando de um cenário hipotético, mas uma situação como essa é suficiente para deixar

qualquer empresa de cabelo em pé e acionar departamento de gestão de crises – exatamente porque

esse tipo de repercussão costuma ter muito impacto no mercado.

 

No entanto, apesar de todo o alvoroço gerado em situações assim, como você pode ter certeza de que

a diferença entre a marca mais bem colocada e a que ficou em último lugar realmente é tão substancial?

 

Essa é uma tática usada com frequência – especialmente por publicitários – para enaltecer determinados

produtos, mas a realidade é que em muitos casos há um holofote grande demais para pouco show.

 

Isso porque muitas comparações são feitas com amostragens tão pouco significativas que não é possível,

matematicamente, encontrar tantas diferenças entre o melhor e o pior colocado.

 

No livro “Como mentir com estatística”, o autor Darrell Huff usa um exemplo interessante como ilustração.

Imagine um teste de QI em que uma pessoa tem a pontuação 98, enquanto a outra fica com 101,

considerando a média fixada em 100.

 

Por uma diferença mínima, uma será considerada abaixo da média e o outra, acima.

 

Análise

 

Objetivamente, isso não quer dizer praticamente nada – tendo em vista que o teste de QI tem um espectro

limitado para medir a inteligência de alguém. Características importantes como liderança e criatividade,

por exemplo, são ignoradas nesse teste.

 

No entanto, por já ter uma validação no imaginário das pessoas como uma referência de inteligência,

afirmar que o sujeito A tem um QI abaixo da média, enquanto o sujeito B está acima da média, é algo

que acaba causando um impacto muito grande.

 

Vale considerar ainda que os testes de QI, assim como quaisquer outros, contam com uma margem de erro.

Ou seja, se ela for considerada, os resultados de A ou B são muito semelhantes, mas ainda assim um dos

indivíduos sai com uma imagem negativa, enquanto o outro recebe o rótulo de super inteligente.

 

Da mesma forma, quando você olha uma pesquisa ou teste que compara marcas e se norteia apenas entre

o melhor e o pior no ranking, seu julgamento provavelmente será feito com base em uma evidência muito

fraca – tendo em vista que os resultados de todas as marcas podem ser muito semelhantes.

 

Basta omitir os números realmente relevantes, além de criar uma chamada quente destacando o ranking,

que o barulho é suficiente para abalar o comportamento das pessoas.

 

Sendo assim, cuidado com o excesso de confiança que você der a determinada marca em detrimento de outra

quando se deparar com esse tipo de comparação – que costuma acontecer com frequência, tanto no noticiário

quanto em campanhas publicitárias.

 

Os números que os publicitários mais fazem questão de destacar são os que menos devem fisgar sua atenção.

Fique atento ao que não querem te mostrar para que você faça um julgamento mais preciso daquilo que

considera melhor para o seu consumo.

 

 

Fonte: Portal Intelectual / G1

 

 

 

Não se deixe enganar pelos rankings de qualidade de marcas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

Salvatore

Legal. Informações muito úteis! Achei um blog que ajuda a entender mais sobre o assunto!! Vale a pena conferir. http://blog.dortaedorta.com.br/saiba-se-voce-precisa-mudar-o-registro-de-marca-caso-tenha-alterado-o-logotipo-da-sua-empresa/


admin

Agradecemos por nos acompanhar!


Paula Soares

Ótimo conteúdo


Sonia Silva

Simplesmente AMEI o conteudo desse site! Estão de parabéns, já até deixei na aba de favoritos aqui D


porcelanato

Quanta informação nesse site. Parabéns pelo conteúdo. Sucesso


porcelanato liquido

muito chique


CURSO DE PORCELANATO LIQUIDO

Muito bom seu site. Conteudo de valor. Me ajudou bastante.


como aplicar porcelanato liquido

Achei interessante esse artigo Parabéns!!!


Julio

Gostei.


felipe

oi gente gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. ;)


curso porcelanato liquido 3d

Eu adorei esse site. Muito conteudo de qualidade. Parabens


Ronaldo

Bacana.


A Capelatto Marcas e Patentes

Agradecemos pela interação. Estamos a disposição.


Empresa de Sucesso

Ola excelente informacoes, tenho uma holding de empresas e preciso registrar a marca, irei entrar em contato.


Patricia Alves

Gostei muito do artigo!


janete

muito bom o seu arigo


Edgar

Interessante.