O que é marca coletiva e quando ela é utilizada. Saiba tudo!
A marca é a identificação de uma empresa no mercado. A construção do branding envolve o nome, mas também as cores, tipografias e símbolos. No entanto, apesar do conceito da marca, alguns empreendedores ainda se confundem sobre a aplicação dela em seu negócio. Muitas vezes, isso acontece com a marca coletiva. Você sabe o que é isso?
No que a marca coletiva se diferencia das demais? Quando ela pode ser aplicada? Confira em nosso post a resposta para essas pergunta e exemplos práticos. Acompanhe!
O que é marca coletiva?
A marca coletiva é a representação identitária de produtos ou serviços de uma empresa coletiva. Mas o que é uma empresa coletiva? A Capelatto simplifica: estamos falando em associações, sindicatos, cooperativas e demais associações profissionais.
A marca coletiva tem a função de representar produtos ou serviços que são parecidos ou até mesmo idênticos, porém, têm origens diferentes. A marca coletiva cabe para indicar ao consumidor que aquele produto ou serviço pertence a uma entidade partilhada.
Quando vários produtores se associam, como é o caso de uma cooperativa, o selo coletivo dá mais força para os empreendedores. A marca pode oferecer ao consumidor um mix de produtos diferenciados e ganhar força competitiva.
Como funciona a marca coletiva?
O primeiro ponto sobre o qual precisamos discutir é a utilização da marca coletiva. Todos os membros da instituição que registrou a marca podem utilizá-la, sem a necessidade de solicitar novamente qualquer licença.
No entanto, é preciso ressaltar que essa regra precisa estar expressa pela titular da marca. O regulamento assinado pelos membros é o que definirá as permissões e proibições quanto ao seu uso.
Quanto ao registro, a marca coletiva deve seguir premissas parecidas com os demais tipos de marca, como a certificação. O empreendedor pode contar com a ajuda de uma consultoria especializada para identificar se a marca já foi registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Depois, é preciso pagar a taxa Guia de Recolhimento da União (GRU) para iniciar o processo de registro.
Para acompanhar as etapas, é preciso verificar o andamento do processo por meio do website do INPI. A marca será, então, registrada em nome do solicitante. O titular da marca, neste caso, será sempre uma associação de empreendedores, ou seja, precisa ser uma entidade coletiva. Afinal, estamos falando de uma marca partilhada.
A marca coletiva não deve ser confundida com a marca de certificação, que não pode ter interesse comercial e serve para demonstrar que aquele produto foi produzido em conformidade com especificações técnicas preestabelecidas.
Podemos citar o caso do INMETRO conhecido por certificar milhares de produtos, entre os quais eletrodomésticos e equipamentos de segurança. Também podemos nos lembrar da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), muito conhecida por suas normas para a redação de trabalhos científicos, além de ampla atuação na normatização de produtos.
Também não confunda com a marca de produto, que serve para distinguir produto de outros idênticos, semelhantes ou afins, de origem diversa. Ou seja, a marca de produto irá diferenciar itens iguais, produzidos por empresas diferentes.
Quais são os exemplos de marca coletiva?
Exemplos claros de uso de marca coletiva são as marcas de associações de produção agropecuária. Usualmente, pequenos produtores se unem elas em cooperativas para ganhar mais força competitiva no mercado. Para concretizar esse fortalecimento, a cooperativa deve criar uma marca coletiva, que contribua para agregar valor a todo o mix de produtos que a cooperativa comercializa.
Mas esses não são os únicos exemplos que podemos encontrar. Muito em razão da maior facilidade de obtenção de marca coletiva — basta que exista um regulamento de utilização —, o INPI tem diversos registros.
Dos tipos de marca coletiva registrados no órgão, vale destacar a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) e a Unimed. Certamente você conhece alguma dessas empresas, certo?
Agora você sabe as especificidades da marca coletiva e suas peculiaridades diante dos outros tipos de marca existentes. Antes de partir para o registro é preciso conhecer as necessidades do seu negócio. Como explicamos, a marca coletiva serve para os casos citados, em que diferentes comerciantes se associam para ganhar força no mercado.
Para saber mais sobre marca coletiva e demais tipos de registro, acompanhe o blog A Capelatto. Restou alguma dúvida sobre o assunto? Escreva nos comentários e nossa equipe poderá esclarecer suas questões.