Por que fazer registro de marca no INPI?

 em Categoria Exemplo 4

Se você enxerga um potencial para que sua organização se torne bem-sucedida, seu registro de marca é obrigatório para que a empresa tenha o sucesso almejado. O Brasil adota um sistema atributivo, o que significa que a propriedade intelectual pertence à empresa que primeiro fizer o registro.

Caso sua marca desperte o interesse dos clientes, uma organização mal-intencionada poderá registrá-la frente ao INPI e adquirir sua propriedade, fazendo com que você não possa mais utilizar sua própria criação. Mas se for você a fazer o registro de marca, impedirá que outros se aproveitem dela. Existem outras razões para fazer uso dos serviços no INPI; são elas:

Abrangência em todo o país

O INPI difunde sua autoridade por todo o território brasileiro. Isso significa que, não importa onde sua empresa está localizada, um terceiro não poderá se aproveitar de sua marca independentemente de seu local do registro. A proteção alcançará todos os municípios e estados brasileiros.

Crescimento da empresa

Somente as organizações cujas marcas são registradas no INPI podem fazer licenciamento e ofertar o modelo de franchising. Se você planeja expandir o seu negócio, faça uso dessa vantagem que é oferecida apenas pelo INPI.

Economia

O preço cobrado pelo registro é justo e não compromete a capacidade financeira da empresa, visto que são proporcionais à capacidade econômica dos usuários. As microempresas e empresas de pequeno porte possuem taxas menores, os registros realizados por pessoas físicas também recebem descontos consideráveis. Além disso, os pagamentos não são recorrentes: uma vez na solicitação de registro e depois, em sua concessão.

Segurança da marca

A marca estará protegida contra usos indevidos desde o pedido de registro até 10 anos após a concessão. A segurança garantida pelo INPI também é vantajosa para os possíveis futuros investidores.

Outros empreendedores com interesse de investir ou de se juntar à sua marca só tomarão essa decisão se sentirem segurança na autoridade da empresa. Assim, eles também estarão protegidos de tentativas de fraude que podem acontecer.

Praticidade

A tecnologia tem avançado rapidamente e o INPI não se deixou ficar ultrapassado. Todo o procedimento de registro se tornou online e automatizado. As maiores complicações no processo dizem respeito aos oportunistas e concorrentes que brigam pelo uso da marca. Por isso, haverá momentos em que serão pedidos documentos, petições e diversos dados da companhia.

Por outro lado, há consultorias especializadas em registro de marca para ajudar exatamente na solução desses problemas. Uma consultoria faz o acompanhamento de todo o processo de registro, informa ao cliente sobre qualquer intimação, explica razões por trás de decisões do INPI e buscam resolver quaisquer problemas. Tudo por preços acessíveis para as companhias.

Uma empresa de sucesso sempre terá inscrições no INPI, bem como profissionais contratados especificamente para cuidar delas. Agora que você sabe o que significa o registro de marca no INPI, qual é sua história e função, sua empresa possui uma larga vantagem sobre os concorrentes, já que a formalização do registro é essencial para o sucesso. Quer saber ainda mais sobre como fazer seu registro de marca? Leia sobre o que é plágio e como evitá-lo clicando aqui!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

oqueeinpi