Registro de marca: Como funciona a análise de marca da A Capelatto?
Em 2017, o relatório Best Global Brands, da Interbrand, estimou que a Apple é a marca mais valiosa do mundo, chegando à casa dos 184 milhões de dólares. O que agrega valor a uma empresa a ponto de torná-la uma potência global? É claro que o sucesso depende de muitos fatores, como o apelo do marketing, a escassez do produto e sua insubstitubilidade. Mas não podemos nos esquecer do valor da marca registrada e das inovações desenvolvidas pela empresa.
Registrar marca e patente é essencial se você quer manter o valor da companhia e torná-la competitiva no mercado. Procurar uma consultoria para ajudar nos processos de registro é essencial. No entanto, A Capelatto oferece serviços diferenciais. Você já conhece a importância da nossa análise de marca? Saiba tudo sobre o assunto neste post!
Por que registrar minha marca?
Se você possui algum negócio, provavelmente seus produtos ou serviços devem ter uma marca. Se você deixa de registrá-la, seus concorrentes podem imitar ou reproduzir sua marca, desviando a sua clientela e, claro, prejudicando seus lucros.
Com o registro, você garante proteção contra o uso indevido, resguardando-se de concorrências desleais e atos de má-fé praticados por terceiros. É um respaldo legal que gera valor para a sua marca, dá mais segurança para sua atuação no mercado, além de viabilizar transações comerciais em que sua marca é o objeto de negociação.
Você pode não ter percebido, mas a marca é um dos maiores patrimônios de qualquer empresa e, certamente, é mais valioso do que seu inventário. Uma marca vai muito além das vendas que faz: ela é também uma autoridade no mercado, uma referência para os consumidores e geradora de memórias afetivas para seus clientes.
Não devemos nos esquecer de que a marca é, também, um elemento publicitário para captação de consumidores e, de tal forma, constitui parte do patrimônio da sua empresa. Você já sabe, portanto, que deve registrar suas propriedades intelectuais. Contratar uma consultoria é o primeiro passo para realizar os registros. Mas por que A Capelatto trabalha com uma exclusiva análise de marca?
O que é a análise de marca de A Capelatto?
A análise de marca de A Capelatto pesquisa a viabilidade do registro de uma marca, considerando novidade, especialidade e distintividade da empresa. A análise considera a Base de dados do INPI e softwares para gestão de marcas. Além disso,são feitas consultas ao Google, site e mídias sociais do cliente, investigando qual uso a empresa faz da própria marca e quais serviços realmente agregam valor. É o momento de se questionar: a proteção da marca poderia ser ampliada? Há serviços oferecidos pela empresa e que ainda não estão devidamente registrados?
Também se pesquisa o CNPJ, os objetos sociais inclusos, ou seja, quais atividades a empresa incluiu em seu contrato social. A partir de outubro, o Protocolo de Madri também será um dos aspectos de maior atenção. A pesquisa passa a ser feita em base de dados de propriedade intelectual internacional.
Por que fazer a análise de marca?
O Protocolo de Madri foi assinado pelo Brasil em 2019 e engloba os registros de propriedade intelectual. A ambição do Protocolo é desburocratizar, portanto, simplificar e reduzir os custos para a proteção de uma marca no exterior. Isso é feito através de um sistema unificado, em que o titular efetua o depósito da marca no órgão nacional responsável e já se torna possível abrir solicitação para outros lugares do mundo.
A notícia é boa para quem quer, futuramente, ampliar sua atuação para novos países e ver a marca crescer internacionalmente. No entanto, o Protocolo é uma via de mão dupla: os demais países terão facilidade para registrar suas marcas no Brasil. Já imaginou se uma empresa estadunidense registra uma logomarca muito semelhante à sua? Ou se uma companhia da Eslováquia tem um nome exatamente igual ao do seu negócio? Caso seu registro não esteja formalizado, você perderá o direito sobre sua criação.
A análise de marca considera todos esses fatores, garantindo que sua marca terá exclusividade sobre o uso de suas propriedades intelectuais. A análise de marca de A Capelatto evita o retrabalho futuro e o desperdício de recursos. Se você veicula diversos materiais gráficos, cria placas e propagandas baseadas em uma identidade visual e em seguida perde o direito sobre ela, a empresa acaba desperdiçando recursos.
A partir desses itens, A Capelatto cria uma estratégia para registro de marca em busca da maior probabilidade de entregar resultado com o mínimo de erro. Ou seja, investiga-se como proceder para que haja maior probabilidade de obter o registro como desejado. O objetivo é responder à pergunta: qual a probabilidade de a sua marca conseguir o registro?
Por que falar em probabilidade?
A partir dos itens avaliados na análise de marca de A Capelatto, é criada uma estratégia para o registro de marca. A análise do INPI não cabe à Capelatto. A consultoria, portanto, monitora o comportamento histórico do INPI para a tomada de decisões e baseia suas estratégias nisso. Mas é possível que haja erros ou mudanças de comportamento por parte do INPI, por isso, a consultoria cria um pedido de registro sólido, para que não existam pontas soltas.
A análise de marca de A Capelatto trabalha com altas probabilidades de sucesso. A pesquisa exclusiva evita retrabalhos no futuro e surpresas desagradáveis durante o registro de marca. Entendeu a importância dessa análise? Ainda tem dúvidas sobre o processo? Entre em contato com A Capelatto e saiba mais!