Uso a marca mas não registrei — Conheça os 6 riscos de não registrar a marca

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Você encontrou o nome ideal para sua empresa. É um nome que combina com seu negócio, transmite uma mensagem positiva para os clientes e representa sua identidade. O investimento em propaganda e marketing começa para impulsionar as vendas, assim como os anúncios no Google e Facebook, e aquele site lindo.

A cada dia sua empresa atrai mais clientes e suas vendas não param de crescer, tudo está correndo muito bem! Mas… e se um dia você descobrisse que todo esse investimento de tempo e capital foi em vão pois você não tem o direito de usar sua marca porque se esqueceu de um detalhe: registrar a marca de sua empresa!

Essa é uma situação bastante comum e que pode definir o futuro de sua empresa. Vamos entender os riscos de não registrar sua marca junto ao INPI? Acompanhe!

  1. Infringir marcas de outras empresas

Um dos maiores riscos de não ter sua marca registrada é a sua empresa usar uma marca que já está registrada por terceiros. O uso não-autorizado de uma marca pode levar a diversos processos judiciais, tendo como consequência o pagamento de indenizações e a necessidade de mudar o nome da sua empresa.

Durante o processo de registro, o primeiro passo é realizar uma busca para encontrar marcas que sejam muito parecidas com a que você deseja registrar. Caso sejam encontradas marcas similares nessa busca, você será instruído a escolher outro nome para sua empresa, evitando infrações.

  1. Perder o direito de uso

A Lei da Propriedade Industrial (Lei 9.279/96) define que a pessoa/empresa que registrar primeiro uma marca terá direito ao uso exclusivo da mesma. Ou seja, mesmo que sua empresa funcione há anos no Brasil com um nome não-registrado, a partir do momento em que um terceiro faça o registro, ele terá o direito sobre essa marca. Com isso, você será obrigado a parar de usar o nome de sua empresa, impactando diretamente o seu negócio.

  1. Capital “perdido” em marketing, branding, propaganda, etc.

Um caso de plágio ou uma necessidade de mudar a marca que já foi lançada pode gerar grandes prejuízos. A marca é o elo de ligação entre os consumidores e a empresa, criando percepção de valor e favorecendo a fidelização do cliente. É muito comum que clientes deixem de comprar em concorrentes para comprarem em sua empresa pois confiam em sua marca, porque reconhecem o valor agregado.

Para gerar essa percepção, muito dinheiro é investido em marketing, propaganda, branding, materiais de divulgação, anúncios online, etc. Ou seja, muito tempo e capital são gastos para criar uma marca forte e reconhecida no mercado.

Agora imagine se você tiver que mudar de nome porque não registrou a marca. Todo o seu investimento será inutilizado por conta da falta de registro.

  1. Prejudicar a imagem da empresa

Alguma vez você já passou em frente a uma loja e percebeu que ela mudou de nome? É um impacto, certo? Isso porque os clientes criam um vínculo emocional com as marcas que gostam e geram uma relação de fidelidade a ela. Modificar a sua marca significa romper esse vínculo e perder essa relação construída com o cliente.

No caso da loja que mudou de nome, é muito comum que os consumidores parem de adquirir seus produtos, pois eles não conhecem a nova marca, ainda que a empresa seja a mesma.

  1. Não ter os direitos legais sobre a marca

O registro de uma marca lhe garante o direito exclusivo de uso da mesma. Esse direito vai além do simples uso, incluindo o licenciamento da marca para outras empresas.

Para algumas empresas, o ativo mais valioso é a própria marca. Registrar essa marca permite que você possa licenciar o uso da mesma para terceiros e cobrar royalties sobre essa utilização.

  1. Não estar protegido da concorrência

Sem uma marca registrada, qualquer concorrente pode se aproveitar da credibilidade de sua empresa e “furtar” seus clientes. Caso você tenha o registro da marca, qualquer concorrente que tente se utilizar da imagem e da popularidade da sua marca sofrerá processos judiciais.

Embora o processo de registar marca seja complicado para quem não conhece muito do assunto, a consultoria será sua melhor companhia, facilitando o processo. Contratar alguma empresa para cuidar do seu registro é, certamente, o caminho mais simples e seguro para proteger sua marca. Entre em contato com A Capelatto!

 

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