Uso a marca mas não registrei — Conheça os 6 riscos de não registrar a marca
Você encontrou o nome ideal para sua empresa. É um nome que combina com seu negócio, transmite uma mensagem positiva para os clientes e representa sua identidade. O investimento em propaganda e marketing começa para impulsionar as vendas, assim como os anúncios no Google e Facebook, e aquele site lindo.
A cada dia sua empresa atrai mais clientes e suas vendas não param de crescer, tudo está correndo muito bem! Mas… e se um dia você descobrisse que todo esse investimento de tempo e capital foi em vão pois você não tem o direito de usar sua marca porque se esqueceu de um detalhe: registrar a marca de sua empresa!
Essa é uma situação bastante comum e que pode definir o futuro de sua empresa. Vamos entender os riscos de não registrar sua marca junto ao INPI? Acompanhe!
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Infringir marcas de outras empresas
Um dos maiores riscos de não ter sua marca registrada é a sua empresa usar uma marca que já está registrada por terceiros. O uso não-autorizado de uma marca pode levar a diversos processos judiciais, tendo como consequência o pagamento de indenizações e a necessidade de mudar o nome da sua empresa.
Durante o processo de registro, o primeiro passo é realizar uma busca para encontrar marcas que sejam muito parecidas com a que você deseja registrar. Caso sejam encontradas marcas similares nessa busca, você será instruído a escolher outro nome para sua empresa, evitando infrações.
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Perder o direito de uso
A Lei da Propriedade Industrial (Lei 9.279/96) define que a pessoa/empresa que registrar primeiro uma marca terá direito ao uso exclusivo da mesma. Ou seja, mesmo que sua empresa funcione há anos no Brasil com um nome não-registrado, a partir do momento em que um terceiro faça o registro, ele terá o direito sobre essa marca. Com isso, você será obrigado a parar de usar o nome de sua empresa, impactando diretamente o seu negócio.
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Capital “perdido” em marketing, branding, propaganda, etc.
Um caso de plágio ou uma necessidade de mudar a marca que já foi lançada pode gerar grandes prejuízos. A marca é o elo de ligação entre os consumidores e a empresa, criando percepção de valor e favorecendo a fidelização do cliente. É muito comum que clientes deixem de comprar em concorrentes para comprarem em sua empresa pois confiam em sua marca, porque reconhecem o valor agregado.
Para gerar essa percepção, muito dinheiro é investido em marketing, propaganda, branding, materiais de divulgação, anúncios online, etc. Ou seja, muito tempo e capital são gastos para criar uma marca forte e reconhecida no mercado.
Agora imagine se você tiver que mudar de nome porque não registrou a marca. Todo o seu investimento será inutilizado por conta da falta de registro.
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Prejudicar a imagem da empresa
Alguma vez você já passou em frente a uma loja e percebeu que ela mudou de nome? É um impacto, certo? Isso porque os clientes criam um vínculo emocional com as marcas que gostam e geram uma relação de fidelidade a ela. Modificar a sua marca significa romper esse vínculo e perder essa relação construída com o cliente.
No caso da loja que mudou de nome, é muito comum que os consumidores parem de adquirir seus produtos, pois eles não conhecem a nova marca, ainda que a empresa seja a mesma.
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Não ter os direitos legais sobre a marca
O registro de uma marca lhe garante o direito exclusivo de uso da mesma. Esse direito vai além do simples uso, incluindo o licenciamento da marca para outras empresas.
Para algumas empresas, o ativo mais valioso é a própria marca. Registrar essa marca permite que você possa licenciar o uso da mesma para terceiros e cobrar royalties sobre essa utilização.
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Não estar protegido da concorrência
Sem uma marca registrada, qualquer concorrente pode se aproveitar da credibilidade de sua empresa e “furtar” seus clientes. Caso você tenha o registro da marca, qualquer concorrente que tente se utilizar da imagem e da popularidade da sua marca sofrerá processos judiciais.
Embora o processo de registar marca seja complicado para quem não conhece muito do assunto, a consultoria será sua melhor companhia, facilitando o processo. Contratar alguma empresa para cuidar do seu registro é, certamente, o caminho mais simples e seguro para proteger sua marca. Entre em contato com A Capelatto!