Vale a pena terceirizar o departamento jurídico da empresa?
São muitas as dúvidas que surgem quando se pretende abrir um novo negócio ou gerenciar os processos da empresa. Geralmente, conhecemos bem a atividade principal da empresa, mas é preciso saber muito mais para ser um empreendedor completo.
Algumas atividades secundárias exigem, inclusive, alto nível de conhecimento e precisam ser delegadas a quem possui a formação necessária para executá-las. O departamento jurídico é um desses setores imprescindíveis e precisa ser bem gerenciado.
No post de hoje, A Capelatto mostra as vantagens de terceirizar o departamento jurídico da empresa. Confira!
Qual o papel da assessoria jurídica empresarial?
O advogado possui tanto funções que demandam ação direta — como quando realiza a escrita de contratos e atuação em ações judiciais — quanto indiretas, quando oferece soluções para situações burocráticas e sugere ações estratégicas ao seu contratante.
Auxílio na abertura da empresa
Na abertura de uma empresa, surgem dúvidas específicas: por exemplo, o funcionamento do registro de marca. O advogado é o profissional que pode solucionar essas questões.
Análise e confecção de contratos
Além de ser um profissional capacitado para auxiliá-lo nas negociações com parceiros, o especialista do Direito também irá avaliar os termos dos contratos firmados antes da sua assinatura, deixando-o ciente dos possíveis riscos. Lembre-se de que muitos contratos são assinados ao abrir uma empresa.
Orientação sobre as atualizações das leis
Acompanhar a constante mudança nas leis é fundamental para prevenir a ocorrência de infrações e até otimizar as estratégias empresariais. É papel do assessor jurídico, portanto, se manter atualizado e orientar o cliente neste sentido. O INPI, por exemplo, atualiza seus termos para registro de propriedades industriais. É preciso que a empresa saiba dessas atualizações.
Quais são as vantagens da terceirização do departamento jurídico?
Previsibilidade de despesas
A terceirização de serviços jurídicos representa uma alternativa valiosa de redução de custos, que é bem-vinda na organização de empresas que possuem ainda pouco capital de investimento.
No entanto, ela pode ser adotada antes mesmo de haver a necessidade de cortar gastos, de forma preventiva, permitindo que o gestor organize melhor suas finanças e tenha mais capital de investimento à sua disposição.
O contratante também se isenta dos custos provenientes do processo de contratação, treinamento, capacitação e rescisão.
Desocupação de espaço físico
Manter um time interno significa ter espaço para que ele possa exercer suas atividades. Temos na terceirização mais um benefício importante, já que a necessidade de um espaço fixo para o trabalho do assessor jurídico é dispensada.
Atuação mediante contrato
Há quem justifique a contratação do profissional jurídico pela necessidade de se garantir o sigilo das informações do contratante. Mas observe que a atuação do advogado ou escritório terceirizado está sempre vinculada a um contrato que confere garantias ao contratante, inclusive o sigilo profissional. O contratante está seguro, bem como suas informações confidenciais, como aquelas que envolvem seu depósito de patentes.
Afinal, vale a pena terceirizar o departamento jurídico da empresa?
Em grandes empresas
Empreendimentos já estabelecidos no mercado, com alto número de funcionários e diversos contratos com fornecedores, possuem operações mais complexas, e isso exige que o profissional jurídico permaneça mais tempo dedicado.
É esse um dos motivos mais fortes que permeiam a decisão de se contratar o profissional, mas nem todo empreendimento necessita dessa disponibilidade.
Além disso, essa dedicação e exclusividade implicam, diretamente, custos mais elevados para a empresa, e você precisa avaliar se o seu empreendimento possui capital para realizar tal investimento.
Em pequenas empresas
Para pequenas empresas, o ideal é terceirizar os serviços, sempre que possível. Até que o negócio se firme no mercado e amadureça, há muita sobrecarga de trabalho em relação a demandas administrativas, gerenciais e de produção.
Alguns assuntos só podem ser assumidos pelo empreendedor se outros puderem ser delegados; contratar funcionários para cada função pode sair caro.
Lidar com contratação de funcionários implica investimentos, inclusive de tempo, em processos de seleção e treinamento, e o custo, como afirmado anteriormente, não é baixo. A terceirização é o caminho mais rápido para solucionar problemas como falta de preparo e de qualificação.
Portanto, quanto maior o número de atividades meio que o pequeno empreendedor puder delegar, sem ter que se vincular a contratos de trabalho, melhor.
O fundamental é não deixar sua empresa sem suporte jurídico. Por isso, conte com A Capelatto para prestar assessoria em seus processos de registro de marca, depósitos de patentes e cuidado com suas propriedades industriais.